quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO Ó - SERRA NEGRA DO NORTE



      
Manoel Pereira Monteiro, como um devoto da Senhora Do ó, Manoel ergueu uma capela de taipa e coberta com palha ao lado de sua casa de fazenda, a pedido de seus dois filhos padres, e mandou vir da Espanha a imagem da Senhora Do Ó e colocou nela. Era uma capela estreita e baixa. Isso se deu no ano de 1735, segundo a historiografia local.

       Quando o Curral dos Espinharas foi crescendo precisou-se de um espaço maior. Foi aí que o Capitão Mor Francisco Pereira Monteiro, legítimo caçador de onças e filho de Manoel doou uma braças de terras para a construção do que viria a se tornar a Igreja na data de 19 de Janeiro de 1764.  A Igreja foi erguida e permanece até hoje no lugar onde se encontra. As braças de terras deu para fazer um grande campo limpo que mais tarde se transformou na Praça Dinarte Mariz. As terras ficam ao lado de um riacho que nos tempos de cheia transborda em alturas.
     Mas foi no ano de 1858 que o Presidente da Província do Rio grande do Norte, Dr. Antônio Mardelino Nunes Gonçalves sancionou a Lei que criava a Freguesia de Senhora Do Ó de Serra Negra do Norte, que antes pertencia a Cidade de Caicó. Assim a Igreja de Nossa Senhora Do Ó, como os católicos chamam, recebeu seu primeiro padre oficial que foi Francisco Justino Pereira de Brito. E sua primeira missa oficial como freguesia foi rezada no começo do mês de Setembro de 1858. Por isso que muitos serranegrenses chamam a Festa da Senhora Do Ó de “Festa de Setembro”.
BLOG DO POETA DO SERIDÓ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
STPM JOTA MARIA, AMIGO DE TODAS ÀS HORAS, HONESTO, HUMILDE E SINCERO; AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO E ACREDITO 100 POR CENTO NA EXISTÊNCIA DE DEUS

PARÓQUIAS